Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Cipave amplia parceria com “Papo de Responsa” da Polícia Civil

Ao todo, 12 escolas da região metropolitana serão contempladas com a iniciativa

Publicação:

Acompanhamento das escolas irá ocorrer a partir do mês março, após o início do calendário escolar 2018
Acompanhamento das escolas irá ocorrer a partir do mês março, após o início do calendário escolar 2018 - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), está ampliando a parceria com o Programa “Papo de Responsa” da Polícia Civil. O projeto que já foi estabelecido no Rio Grande do Sul, agora visa conhecer a situação da cada escola, analisar o perfil social dos alunos e elaborar ações específicas para prevenir a violência em cada local. Ao todo, 12 escolas da região metropolitana, que já tem Cipave, serão contempladas com a iniciativa que irá fazer o acompanhamento do comportamento dos estudantes por três meses e vai verificar o progresso das atividades em cada instituição de ensino.

De acordo com a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro, a ampliação da parceria irá trazer inúmeros benefícios para os estudantes, uma vez que a troca de dados entre as instituições irá colaborar para a identificação dos casos de violência. “Este é um projeto que dialoga com o aluno e dá a oportunidade para que ele possa se expressar. Com o acompanhamento do “Papo de Responsa” será possível também direcionar os trabalhos para as necessidades de cada escola”, explica.

Conforme a escrivã da Divisão de Assessoramento Especial do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente da Polícia Civil (DAE/Deca), Débora Prestes, quando o “Papo de Responsa” conversava com os alunos nas escolas que já tinham Cipave, a receptividade dos estudantes se tornava muito muito mais efetiva. Ela ressalta que a parceria irá potencializar as ações de combate à violência. “Nós vimos que os temas eram trabalhados de uma forma muito mais objetiva nas instituições de ensino que já tinham Cipave. Isso é uma característica muito marcante para nós. Por isso, nós acreditamos que temos que ampliar esta parceria”, destaca.

Papo de Responsa

O Programa Papo de Responsa é um programa da Polícia Civil que tem como objetivo realizar um diálogo com adolescentes e jovens. Seu principal espaço de atuação é junto às escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, na promoção de um papo descontraído sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade. O programa é desenvolvido por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca).

CIPAVE