Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Constituído o Núcleo Voluntários CIPAVE/CEJUSC da 6ª CRE

Publicação:

Encontro ocorreu na última quarta-feira (13)
Encontro ocorreu na última quarta-feira (13) - Foto: 6ª CRE
Por 6ª CRE

Facilitadores de círculos de construção de PAZ voluntários da CEJUSC agora também estão participando do Núcleo Voluntários CIPAVE/CEJUSC da da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Estiveram reunidos,  na última quarta-feira (13), Marieli Gewehr Hoff, Carla Grahl, Fabiana Samú Machado, Marcelo Kniphoff da Cruz e Breno Brasil Cuervo com a coordenadora da CIPAVE na 6ªCRE,  Marlei Tuchtenhagen,  e com Glaci Maria Harz, assessora pedagógica da CIPAVE ,para a constituição do  Núcleo Voluntários CIPAVE/CEJUSC da 6ª CRE.

A CIPAVE  já tem parceria com a justiça restaurativa da Comarca de santa Cruz do Sul, através da Dra. Josiane Caleffi Estivalet, que é juíza titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Sul.

O próximo encontro ficou agendado pelo grupo no dia 4 de julho.

No encontro foi constituído o Núcleo da CIPAVE - Promoção da Paz com os Voluntários/CEJUSC e a partir dessa data o grupo realizará reuniões mensais para avaliar o andamento das atividades de Círculo de Construção de Paz, que é uma das metodologias de prevenção a violência escolar, sempre com de acordo com o parecer 126/2016.


Conforme documento do parecer 126/2016, algumas estratégias metodológicas já estão em prática no Estado, como é o caso da Justiça Restaurativa, que atua em situações de violência e/ou de atos infracionais e desenvolve a metodologia de liberação da palavra, a fim de criar um ambiente seguro e de confiança para que as pessoas falem de assuntos difíceis. Esta pode ser aplicada nas escolas de forma  preventiva por meio da construção da Cultura de Paz e dos “Círculos da Cultura de Paz”. 
Em situações de crise aplica-se o trabalho de mediação de conflitos por meio dos “Círculos Restaurativos” que buscam superar a forte lógica de punição. Outra forma de criar a cultura da paz é constituir espaços de convivência nas escolas e um ambiente de trabalho coletivo. Nesta perspectiva, diferentes experiências exitosas, considerando todas as áreas dos Direitos Humanos, devem ser contempladas na abordagem deste conteúdo nas escolas.

CIPAVE