Encerramento da Semana da Família em Vacaria

Trabalho em rede culminando com a semana da Família em Vacaria

familia    Vacaria
familia Vacaria
Por Comissário de Polícia João Carlos Pinto de Abreu - Vacaria / RS
“Por que a FAMÍLIA?...”

A Semana da Família, que está acontecendo de 21 a 25 de maio em Vacaria, promovida pelo Conselho Municipal sobre Drogas - COMAD em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, com o Comitê Comunitário de Prevenção à Violência Escolar - COPREVE e com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e a Violência Escolar – CIPAVEs.

Na programação, Rodas de Conversas com Pais nas escolas Estaduais e Municipais, durante a semana, com ampla difusão na imprensa local na manhã do dia 23/05 (quarta-feira).

A culminância do evento se dará na noite de 25/05 (sexta-feira), a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, com apresentação artística, entrega de certificados e mimos aos alunos que participaram confeccionando um jornal informativo com o tema "Família" e com frases de impacto referentes à prevenção às drogas.

A Secretaria de Cultura irá realizar a exposição dos cartazes feitos pelas equipes da Gincana Municipal relativos à prevenção às consequências das drogas.

Na ocasião estará presente a Professora e Escrivã de Polícia  Luciane Manfro,  Coordenadora Estadual do programa  CIPAVEs - Comissões  Internas de Prevenção de Acidentes e a Violência Escolar, da Secretaria Estadual de Educação.

Durante a semana, será amplamente difundida uma Carta Aberta à FAMÍLIA, para reflexão sobre a importância de Ações Preventivas à Violência, aos Crimes e às Drogas. O evento tem a entrada franca e é aberto ao público.

*"Por que as famílias? As famílias podem atuar de maneira protetora, principalmente quando existem fortes vínculos familiares e envolvimento afetivo, evitando que crianças e adolescentes se envolvam com o mundo obscuro das drogas”, diz o comissário da Polícia Civil João Carlos Pinto de Abreu, atual Presidente do Conselho sobre Drogas de Vacaria.

Diante deste cenário, pais e familiares desempenham um papel importante na prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas.

Em suma, destaca-se a importância da família como o primeiro e relevante agente para a formação de valores que protegem o jovem do consumo precoce e excessivo de álcool ou outras drogas, que pode gerar a violência. O diálogo aberto e a colocação de limites constituem uma importante ferramenta na proteção do indivíduo.

A comissão organizadora da SEMANA da FAMÍLIA este ano é a Prof. Vanês Boldo, da 23 CRE; Pastores Agnaldo e Jonas, da AMEV; Jaime Perin e Major Gilmar Vieira, da UME; Prof. Isabel Silva, da Associação de Bairros; Prof. Cassiane Paganella, Cipaves; Maria Gil, do COMDIM; Maira Dal Ponte, do Conselho Tutelar; Prof. Maria Teresa Pacheco e Denise Munzi, da UCS; Tenente Claúdio Oliveira, da BM; Prof. Jaqueline Lima, da SMED e Diretor Claudiomir Lima, do Departamento de Cultura.