Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

20ª CRE

Escolas da região de Palmeira das Missões realizam seminário Cipave

Publicação:

20a cre 13
20a cre 13
Por 2ª CRE, Palmeira das Missões

 

   Aconteceu no último dia 14 de Novembro de 2018, o SEMINÁRIO REGIONAL DA CIPAVE (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO A ACIDENTES E VIOLÊNCIA ESCOLAR); que foi realizado no Centro Cultural de Palmeira das Missões  Dr. Mozart Pereira Soares, envolvendo mais de 30 municípios. Sendo destes, 28 que abrangem a 20ª Coordenadoria Regional de Educação da rede pública estadual, municipal e particular. O Evento teve como objetivo contemplar, em todas as instituições de ensino, a abordagem curricular que enfatize, através da CIPAVE, o combate ao Bullying, a promoção da Cultura da Paz nas escolas, a justiça social, aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, à pluralidade étnica, racial, de gênero, à superação do racismo e de todas as formas de discriminação e injustiça social. Promovendo através do apoio dos parceiros da CIPAVE, o cuidado com a comunidade escolar, a construção de relações pessoais e interpessoais com valores, a integridade dos ecossistemas, a justiça econômica, a equidade social, étnica, racial e de gênero, e o diálogo para a convivência e a paz.

 

   É necessário dar o apoio e orientar a implementação das Leis: nº 13.185/2015 e 14.030/2012, desconstruindo as práticas preconceituosas, discriminatórias e excludentes, promovendo o respeito às diferenças e à diversidade cultural a partir de práticas pedagógicas, não como verdades ou receitas, mas como possibilidades a serem construídas, ampliadas, reinventadas e enriquecidas com a criatividade dos (as) professores (as) e alunos (as).

     Estiveram presentes proferindo a palavra diversas autoridades, entre elas a Coordenadora Estadual do programa, Luciane Manfro e sua assessora Letícia Luvizetto Pichrodt da Secretaria Estadual de Educação(SEDUC), que abordaram o tema: “CIPAVE nas Escolas”. No segundo Painel da manhã tivemos a honra de ter presente o painelista Paulo Henrique Moratelli de Caxias do Sul,que enfatizou sobre“Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa: Um Caminho para o Resgate de Valores”; a tarde o promotor de Justiça Regional de Educação Passo Fundo, Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela FMP (Escola Superior do Ministério Público), João Paulo Bitencourt, nos trouxe uma reflexão sobre “O Ministério Público e a Cultura de Paz nas Escolas”. No evento também houve a apresentação dos parceiros através do painel: Mesa Redonda: “Diálogos da CIPAVE - Parceiros e Escolas Unidos em Prol da Paz ” com a presença das seguintes entidades e profissionais que são parceiros ativos e colaboram conosco: Major Romulo Ricardo Serafini, (BM),Manuela Paradeda Montanari Promotora da Infância e Juventude de Palmeira das Missões;Max Taborda Diretor do grupo de Escoteiros Sepé Tiarajú, Luiz Fernando Fagundes dos Santos , Comandante do 2ª Pelotão de Bombeiros Militar, Janice Cruz Bertoldo Psicóloga Coordenadora do PSE de Palmeira das Missões, Detran/ CFC através do Instrutor Vanderlei ; professora Lucia Curry, da E.E.E. F. Erci Campos Vargas, a aluna Katiane Abling Sartori da Escola Estadual Técnica, Celeste Gobbato, Vera Rangel , presidente do COMDICA e com a mediação dos trabalhos a Chefia Pedagógica e Coordenadora Regional da CIPAVE da 20ª CRE, Jussara Maria Koch Vieira.

O Coral Cantando a Fé Infantil da Igreja Nossa Senhora do Rosário que conta com Crianças do Colégio Estadual Três Mártires e E.E.E.F. Erci Campos Vargas, Juntamente com o professor de música Luis Fernando Moraes Rosa, estando sob a coordenação e apoio do Enemar Soares e sua esposa Carmem Soares bem como a E.E.E.B. Palmeira das Missões realizaram apresentações artísticas voltadas ao tema, tendo a participação de crianças e jovens de todas as escolas estaduais, um grupo de alunos representando a rede municipal e particular. Agradecemos também aos alunos das escolas que trouxeram mensagem através do projeto “ Amigo Acolhedor”.

A 20ª Coordenadoria Regional de Educação agradece a presença de todos, a colaboração da empresa Canarinho no patrocínio de Erva Mate para os mimos, e finalizando, podemos concluir que o evento foi de suma importância para promover a Cultura de Paz nas Escolas, alertar para a inserção das ações no mapeamento on-line e jogar o jogo Baneville que é uma ferramenta pedagógica de aprendizagem. Que possamos ser o caminho para a paz.

CIPAVE