Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Chimarreando e aquecendo corações

Publicação:

Banner com fundo laranja tento sobreposto um retângulo preto com logotipo da CIPAVE+ e da 4ª CRE e peqeunos quadrados com ilustrações de chimarrão e a escrita Mantendo a Cultura do Chimarrão
Chimarreando e Aquecendo Corações

 

4ª CRE realiza “Chimarreando e aquecendo corações”

    Em tempos de pandemia e distanciamento social, temos que estar nos reinventando e fazendo adaptações até mesmo para realização de hábitos comuns, como por exemplo, compartilhar o chimarrão com os amigos, a nossa tão apreciada roda de chimarrão.

  Nesse momento a criatividade é nossa grande aliada, e foi assim de forma criativa que a Assessora CIPAVE+ da 4ª CRE, Marivane Carvalho, através do projeto “Chimarreando e aquecendo corações”, trouxe as rodas de chimarrão de volta para 4ª CRE, agora de forma virtual, adaptando a roda de chimarrão a nossa nova realidade. Mas como diz o próprio nome do projeto Chimarreando vai além de compartilhar o chimarrão, ele realmente aquece os corações, pois conforme depoimentos das pessoas que participaram foi um momento de reflexão, de troca, de apoio e de lazer onde puderam compartilhar, experiências, sentimentos e emoções.

  O Projeto Chimarreando e aquecendo corações contou o apoio e participação da Coordenadora, Viviani Devalle, a Coordenadora Pedagógica, Stela Paim Lemos Costa e a Pedagoga, especilizanda em prevenção e pósvenção do suicídio, facilitadora e instrutora de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, Katiane Boschetti da Silveira, que atuou como mediadora nos encontros. Foram realizadas 5 rodadas virtuais com os professores de 118 escolas, o cronograma se estendeu para todas as escolas dos 14 municípios da 4ª CRE durante a semana, entre os dias 06/07, sempre das 19h às 20h.

  Esta ação Idealizada pela CIPAVE+ 4ª CRE é uma adaptação do projeto original Chimarreando com Prosa e Poesia, que nasceu em novembro de 2014, na 4ª Coordenadoria Regional de Eduacação em Caxias do Sul, por iniciativa das professoras Alessandra Maria Lazzari e Loanda Maria Lucena Hermes. A proposta do encontro, prática realizada quinzenalmente na 4ª CRE, além de ser um momento para tomar chimarrão, é também de proporcionar aos servidores da 4ª CRE, um momento para que possam aprofundar os debates sobre algum tema livre, ficando um professor que se disponibilize, responsável pela condução das discussões, surgindo muitas ideias e ações, a cada encontro.

 Dando prosseguimento ao Projeto, o Chimarreando está sendo realizado quinzenalmente na 4ª Coordenadoria, pois neste momento de distanciamento, este evento oportuniza reflexões, com o objetivo de manter o espírito de equipe e o otimismo dos professores.

 

CIPAVE