Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

CIPAVE+ da 10ª CRE participa do XVI Congreso Mundial de Mediación – MÉXICO

Publicação:

Fundo verde com quatro fotos pequenas onde aparecem as pessoas falando por vídeo e dois flyers do Congresso Mundial de Mediación 2020
Apresentação do Projeto: Cursos de Prevenção e Gestão de Conflitos
Por Maria Luisa Giacobbo - Assessora Estadual CIPAVE+/SEDUC Liziane Galvão Pouey de Oliveira Articuladora CIPAVE+ 10ª CRE

CIPAVE+ da 10ª CRE participa do XVI Congreso Mundial de Mediación – MÉXICO, com o Projeto: Cursos de Prevenção e Gestão de Conflitos

  A CIPAVE+ da 10ª Coordenadoria Regional de Educação realiza desde 2018, em Parceria com o Ministério Público - Promotoria de Justiça da Educação (em Uruguaiana) e Promotoria da Infância e Juventude (em Alegrete) os Cursos de Prevenção e Gestão de Conflitos – 10 Edições.

    O curso que aborda temas como práticas restaurativas, comunicação não -violenta, círculos restaurativos e a arteterapia, é dirigido pelas professoras Sara Elizeth Duzac Cardoso, Coordenadora Regional de Educação da 10ª CRE e Liziane Galvão Pouey de Oliveira, Articuladora CIPAVE + na 10ª CRE.

   Inicialmente os cursos eram voltados para a área educacional, para equipes diretivas e estudantes das redes públicas Estaduais e Municipais de ensino. No entanto, pela grande procura e pelos resultados obtidos no decorrer do trabalho os cursos foram ampliados para as instituições parceiras da CIPAVE+ e instituições da comunidade dos municípios de Uruguaiana e Alegrete. Participaram também destas formações  Gestores Educacionais das redes públicas  e privadas de ensino, gestores e profissionais da FASE, do CAPSAD, CAPSI, CASE, Conselhos tutelares, OAB, SEST – SENAT, professores, orientadores educacionais, funcionários das escolas, representantes da Brigada Militar, assistentes sociais, mediadores de conflitos da Polícia Civil, advogados, psicólogos, Centros de Formação de Condutores - Detran, Secretários Municipais da Educação, Meio Ambiente, Assistência Social  e do Trânsito, estudantes universitários e  das escolas estaduais (Ensino Fundamental Anos finais, Ensino Médio e EJA), pessoas responsáveis por projetos sociais, árbitros esportivos, profissionais do comércio e de Órgãos Públicos, radialistas, jornalistas e professores universitários. Aproximadamente 400 pessoas entre adultos e jovens estudantes.

   Mediantes o sucesso dos resultados obtidos, o projeto Cursos de Prevenção e Gestão de Conflitos foi inscrito para ser apresentado no XVI Congreso Mundial de Mediación, nas propostas de Proyetos Exitosos de Alcance Global. 

  Confirmando a importância do Projeto e resultados obtidos, no dia 17 de agosto chegou na 10ª Coordenadoria a confirmação da aprovação do Projeto  para ser apresentado no Congresso virtual, diretamente da capital de Sonora – México, Hermosillo, no dia 27 de Agosto de 2020.

   O vídeo que Liziane Galvão Pouey e Sara Elizeth Duzac Cardoso produziram para apresentação do Projeto no Congresso tem também a participação do Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul Faisal Karan, da Delegada Sônia Maria Dall’lgna e do Promotor Diego Corrêa de Barros, falando sobre a importância do Projeto e do Programa CIPAVE+.

   A articuladora CIPAVE+ Liziane Galvão Pouey de Oliveira, ressalta que o projeto foi uma produção coletiva e institucional que aos poucos foi gerando excelentes resultados e qualificando a comunicação e a convivência em ambientes variados, através da Cultura da Paz!

 

 

CIPAVE