Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

CIPAVE+/SEDUC/RS, Programa Mediar & Galera do Bem/Polícia Civil

Publicação:

Parceria CIPAVE+ Polícia Civil & Galera do Bem
Parceria CIPAVE+/SEDUC/RS -PROGRAMA MEDIAR & Galera do Bem/ Polícia Civil
Por Equipe de Coordenação CIPAVE+

CIPAVE+/SEDUC/RS, Polícia Civil/Programa Mediar &  Galera do Bem

          O Programa Mediar & a Galera do Bem é um programa de aplicação da Justiça Restaurativa através da técnica da mediação e é desenvolvido em parceria entre a Polícia Civil e a CIPAVE+/SEDUC/RS .

           O Projeto PROGRAMA MEDIAR & GALERA DO BEM, através de sua Equipe de Mediadores da Polícia Civil capacita os educadores e líderes de turma das escolas públicas a fim de criar uma estrutura de pacificação dentro das escolas.  Além disso sedimenta os laços sociais da Polícia com a Escola através do padrinho mediador, que irá acompanhar através de encontros trimestrais seus afilhados, dando-lhes suporte e orientação para o exercício da mediação.  

          Os líderes de turma são os representantes dos alunos legitimados por serem escolhidos voluntariamente pela turma, sendo referência em seu meio, influenciadores com os quais a turma mantém vínculo contínuo, além disso são os responsáveis por fazerem a interface entre o corpo docente e o discente.

         Este programa se encontra entre as atividades de prevenção do Programa RS Seguro, que tem como alvo a adoção de medidas preventivas à violência em escolas de 23 cidades.

         Tendo em vista essa pandemia a capacitação foi adaptada pelo método EaD, com o qual se pretende atingir essa comunidade escolar sem com isso provocar exposição a eventuais contágios.

           Feita essa capacitação, e tão logo seja retomada a normalidade, os alunos serão diplomados pela CIPAVE+ e pelo padrinho/madrinha mediador (a) da Policia Civil.

         Além da Certificação é prevista também a entrega da camiseta com a inscrição no verso Mediadores Escolares e na frente os logos  do Programa Mediar & a Galera do Bem e da CIPAVE+ (como instrumento de identificação e segurança para a comunidade escolar) e a entrega do Totem , nele estão incrustadas as marcas da Polícia Civil e da CIPAVE+, que irá simbolizar essa parceria, materializando essa união com utilização desse objeto que representa a parceria que objetiva prevenir a violência nas escolas.

          Serão disponibilizadas também as Cartilhas ilustrativas sobre aplicação de mediação nas escolas. A cartilha traz em seu bojo orientações de como se pratica a mediação de conflitos na escola, reforçando os ensinamentos do curso realizado pelos alunos. Ter esse instrumento de consulta disponível aos mediadores da escola, para exercício de sua função, é indispensável para o bom desenvolvimento da atividade. Pretende-se que esse material lhes fique acessível junto ao Serviço de Orientação Educacional para que os alunos o acessem toda vez que tiverem necessidade.

         Reafirmando essa parceria de três anos entre as Instituições, com excelentes resultados para comunidade escolar, as Assessoras Estadual, Maria Luisa Giacobbo e Elis Dockorn, integrantes da equipe de Coordenação CIPAVE+/SEDUC/RS fizeram a entrega das camisetas, do Totem e das cartilhas para o Secretário do Programa Mediar, Comissário de Polícia Moysés Lopes Prates, para Escrivã e Mediadora de Conflitos do Programa Mediar Ana Paula Rocha Almendros e para o Inspetor de polícia Leandro Adão, da Divisão de Comunicação Social.

        As escolas interessadas em participar deste Programa, podem enviar solicitação para o e-mail: cipave@seduc.rs.gov.br.

CIPAVE