Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania inicia novo ciclo no Rio Grande do Sul com nova metodologia online

Publicação:

Card com fundo vermelho e amarelo nas pontas de cima com o escrito em branco Tribos é para você e outros escritos informando que a inscrição é gratuita e tem certificado pela UNESCO .
Tribos é para você

Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania inicia novo ciclo no Rio Grande do Sul com nova metodologia online 

  Desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários, certificado pela UNESCO e reconhecido como uma Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, o projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania inicia mais um ciclo no Rio Grande do Sul. A partir do dia 26 de outubro, será dada a largada a mais uma formação para educadores e estudantes de todo o estado a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Desta vez, devido ao contexto de distanciamento social, a metodologia foi revisada e toda desenvolvida para a experiência online.

  Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, para a construção desta nova jornada foram chamados consultores com vivência em educação remota e inovação social, assim como educadores de todo o Brasil, a fim de atender as necessidades deste momento de pandemia.

  Márcia Anselmo, gerente do projeto, esclarece que a formação dos alunos terá 10h aula (2h para Contextualização, 4h para Exploração, 2h para Ideação e 2h para o encerramento) e 4h para a formação de professores. “Desenvolvemos uma metodologia enriquecedora ao cenário atual das escolas, por meio de encontros vivenciais a fim de que grupos possam se unir para realizar ações com impacto positivo na sua comunidade. As temáticas que embasam a jornada são Empreendedorismo, Design Thinking, Responsabilidade Social Individual, Voluntariado e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

  Serão três turmas de educadores, sempre das 18h30 às 20h30, em dois encontros: 26 e 28 de outubro (segunda e quarta-feira), 27 e 29 de outubro (terça e quinta-feira) e 03 e 05 de novembro (terça e quinta-feira). Já a formação dos alunos — do 8º ano para cima — será feita em duas turmas, sempre das 14h às 16h, a primeira entre os dias 09 a 25 de novembro ( segundas e quartas-feiras) e a segunda entre os dias 17 de novembro e 08 de dezembro ( terças e quintas-feiras).

  O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania oferece a todos os participantes um certificado reconhecido pela UNESCO. Aos educadores será disponibilizado conhecimento em ferramentas e conteúdos para o contexto online; aproximação de metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; formação de rede de apoio entre educadores de todo Brasil; além, é claro, da fuga da rotina desgastante da pandemia, através de uma experiência virtual divertida. Já os alunos são estimulados a desenvolver seu protagonismo em transformações sociais; reconhecimento do papel cidadão; aproximação com outros alunos do Estado que buscam melhorar o mundo; e metodologias para resolução de problemas; e pertencimento a uma comunidade.  

  Enquanto isso, além do ganho individual de professores e alunos, as escolas através da operacionalização do projeto atendem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, oportunizando um espaço de reconhecimento e pertencimento a uma comunidade, que engloba escolas de todo Brasil; formação de uma rede de apoio; fortalecimento do papel social da Escola; e maior motivação de educadores e educandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por educadores que ministram aulas para alunos do 8º e 9º ano do Fundamental II e do 1º e 2º ano do Médio, assim como alunos destas séries através dos links: 

Inscrição Educadores: -https://forms.gle/hhHS2p3XWsDLPVVy5 

Inscrição Alunos:https://forms.gle/tixkWnNTNitxMaRJ9

Confira abaixo a programação completa:

FORMAÇÃO EDUCADORES

Encontro 1- (2h)  Contextualização - Por que esse grupo está unido?

Objetivos: Encantar-se com Tribos; formar vínculo entre o grupo; desenvolver consciência sobre o papel de mentor.

Temáticas: Dinâmicas de Colaboração Online; Autoconhecimento; Habilidades Socioemocionais; Comunicação Não-Violenta; Inovação Social. Nível de reflexão: Individual + Grupo.

 

Encontro 2- (2h) Cocriação - O que podemos fazer juntos?

Objetivos: Alimentar plataforma de troca; firmar rede de apoio; preparar para a formação dos alunos, celebrar o processo.

Temáticas: Facilitação Online; Olhar Ecossistêmico; Redes; Métodos Ágeis;  Gestão de Projetos; Design Thinking. Nível de reflexão: Grupo + Sociedade

FORMAÇÃO ALUNOS

Encontro 1-  (2h) Contextualização - O que vou viver?

Objetivos: Entender o processo; Criar vínculo com o grupo; Valorizar a experiência.

Atividade Complementar - 1h

Encontro 2-  (2h) Exploração - O que de legal existe por aí?

Objetivos: Inspirar através de referências e palestras de pessoas que estão transformando o mundo; Formar grupos de ação a partir das trilhas: Educação para Paz, Cultura e Meio Ambiente.

Atividade complementar - (1h)

Encontro 3-  (2h) Exploração - O que é empreendedorismo?

Objetivos: Explorar os conceitos de empreendedorismo, empreendedorismo social, liderança e inovação; Apresentar exemplos de empreendedores; Desenvolver o perfil empreendedor do aluno.

Atividade Complementar - 1h

Encontro 4-  (2h) Ideação - Botando a mão na massa!

Objetivos: Estimular a criatividade e visão ecossistêmica, Aprofundar e cocriar as ações de impacto positivo que serão executadas.

Atividade complementar - (2h)

Encontro 5-  (2h) Encerramento - Me tornei Tribeiro(a)

Objetivos: Apresentar ensaios e resultados das ações à comunidade; Valorizar o aprendizado dos alunos; Celebrar o processo e o pertencimento a uma comunidade.

Sobre a Parceiros Voluntários:  Organização Não-Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, a Parceiros Voluntários foi criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão "viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas". A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções  que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.

 

CIPAVE