Santa Cruz do Sul recebe Seminário Regional CIPAVE+

4 pessoas adultas com instrumentos
Evento teve palestras e apresentações musicais
Por Heloísa Letícia Poll

Diretores, orientadores, professores e demais colaboradores do setor de educação viveram momentos intensos de debates e reflexões nessa terça-feira, 26, no Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz do Sul. Durante a manhã e a tarde, cerca de 150 pessoas participaram do 4º Seminário Regional das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar CIPAVE+, organizado pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Com o tema Construindo Espaços de Cuidado, o momento serviu como exemplo e inspiração para muitos educadores.

Conforme o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o evento, realizado em meio a um cenário de greve no magistério estadual, superou as expectativas. “Estamos construindo espaços de cuidado, depositando esperança nos professores. Queremos cuidar de quem cuida da gente”. Ainda de acordo com ele, os círculos nas escolas fortalecem toda a comunidade.

“Durante o evento, conseguimos vivenciar e criar um grande marco para transformar a cultura do conflito em cultura da paz. Nós precisamos aprender a substituir a culpa pela responsabilidade, a imposição pelo diálogo, o castigo pela reparação de danos”, acredita. Para ele, a escola que conseguir aplicar essa cultura vai proporcionar um ambiente mais acolhedor e uma aprendizagem mais significativa.

O encontro contou com a presença da diretora Patrícia Sanchotene, coordenadora dos Círculos de Construção da Paz da Secretaria da Educação do Estado. Ela também representou o secretário estadual Faisal Karam, que não pôde comparecer devido aos debates na Capital. Além disso, foram realizados momento cultural e palestra com a trainer internacional de programação neurolinguística Anna Luiza Piccinin Buratto.