Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Semana da Justiça Restaurativa

Publicação:

Círculo de Construção de Paz
Círculo de Construção de Paz
Por Juliana Weller/14ª CRE Edição: Maria Luisa Giacobbo Coordenadora Estadual CIPAVE+/SEDUC Fonte: Notícia site TJRS
   No dia 16 de novembro, em alusão a Semana  Restaurativa foi realizado no Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi , município de Santo Ângelo, um Círculo de Construção de Paz com os alunos do 8º ano, com a Coordenadora Regional da CIPAVE+  14ª CRE, Alice Maicá e com a  Orientadora Educacional Juliana Weller, com o tema: Celebração da Vida.
   Através de práticas restaurativas a CIPAVE+, busca de forma preventiva reduzir  os índices de violência escolar disseminando  a cultura de paz estimulando a reflexão e a resolução pacífica dos conflitos e da violência através da  mediação .
    A edição nacional da Semana Restaurativa 2021 está oportunizando o encontro virtual entre diversos profissionais, operadores do sistema de justiça, grupos, iniciativas e interessados da sociedade civil na construção de diálogos e práticas que promovam a justiça restaurativa no Brasil. 
 "Eu contenho a sua violência e eu acolho você”. Essa é a frase tema da Semana Restaurativa 2021, que começou nesta segunda-feira (15/11) e se encerra no dia 22/11, neste evento nacional, que está sendo realizado de forma virtual, estão sendo apresentadas as experiências realizadas no âmbito do Poder Judiciário gaúcho nas comarcas de Lajeado, Pelotas e Caxias do Sul.
 O tema da campanha e o gesto que o simboliza remete a um dos marcos conceituais mais relevantes da Justiça Restaurativa, representado pela ideia de disciplina social restaurativa.
Slogan
Slogan

   O slogan “Eu contenho a sua violência e eu acolho você” ilustra a possibilidade de exercício de autoridade por meios não- violentos, representado pela contenção e resistência à violência com uma das mãos, sem descuidar da necessidade de cuidado e assistência a todos os envolvidos, representado pelo gesto da outra mão, significando amparo e acolhimento.

  

CIPAVE