Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Setembro Amarelo na E.E.E.M. Cônego João Batista Sorg

Publicação:

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo
Por Juliana Schneider/CIPAVE+ 39ª CRE Edição: Maria Luisa Giacobbo/Coordenadora Estadual CIPAVE+

  De acordo com o site https://www.setembroamarelo.com/, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o SETEMBRO AMARELO . O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

  Sabendo da importância de ações preventivas no que se trata de suicídio e valorização da vida em especial nesse mês, o Professor Willian Dullius com o apoio da Coordenadora Andrea Cristina dos Santos do Curso de Técnico em Enfermagem da Escola Estadual de  Ensino Médio Cônego João Batista Sorg de Carazinho, abrangência da 39ª CRE,  trabalhou a  temática com os alunos da turma 831 e os incentivou a criarem um informativo sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida para ser divulgado na comunidade escolar e no município. O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.

  No  Curso de Enfermagem os alunos recebem capacitação para seu  futuro profissional onde possa  exercer a  escuta ativa e qualificada  no  atendimento da pessoa que está em sofrimento psíquico, além de despertar o olhar para com o outro, no que refere a empatia e acolhimento. Uma conversa, um abraço ou um simples "estou aqui", pode salvar muitas vidas!

CIPAVE