Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

SETEMBRO AMARELO no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo

Publicação:

Colégio Tiradentes
Colégio Tiradentes - Santo Ângelo
Por Sd Janaína dos Reis Fotos Aluno Athos e Professora Juliana Weller Edição: Maria Luisa Giacobbo Coordenadora Estadual CIPAVE+

   A Equipe Diretiva do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo reuniu-se para analisar e avaliar as ações que foram adotadas pelo Liceu ao longo do mês setembro do corrente ano relativos à Campanha Setembro Amarelo.

   No decorrer do mês a escola desenvolveu uma série de ações tendo por objetivo a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Dentre as ações destacaram-se a utilização de espaços internos da escola para propagar mensagens e orientações relativas ao tema, o desenvolvimento de um dia de atividades com todo o corpo discente da escola, bem como uma reunião com pais e responsáveis dos alunos para debater sobre o assunto.

Valorização da Vida!
Valorização da Vida!

   A Orientadora Pedagógica, Professora Juliana Dalegrave Legunde Weller, destaca a atividade desenvolvida no dia 21 de setembro, momento em que Colégio oportunizou uma profunda reflexão sobre a campanha, com o envolvimento dos alunos, professores, pais, militares e funcionários, através de uma série de atividades.

   O professor Rodrigo José Madalóz realizou com os alunos uma dança circular, tendo como fim a integração e o fortalecimento dos valores da empatia, amizade, coletividade, autocuidado, compreensão e sentimento de pertencimento. A psicóloga convidada, Cristiane Lippert Tumelero, ministrou uma palestra com o tema: “Rompendo o Silêncio e Preservando Vidas. Suicídio vamos falar sobre isso? ”, momento em que foram distribuídos folders informativos alertando sobre sinais, fatores de risco, mitos e verdades sobre o suicídio. A psicóloga da escola, Paula Cristiele Steinhaus, apresentou, ainda, para os alunos o formulário: “Mapeamento da Saúde Mental”, desenvolvido pela escola, para, através dos resultados obtidos, desenvolver estratégias futuras de prevenção e cuidados que irão além do mês de setembro, buscando um caráter de ação permanente.

    Por fim, abriu-se espaço para a apresentação e exposição de trabalhos realizados por alunos do educandário, como um vídeo desenvolvido sob a coordenação da professora Daiane Lorenzon, intitulado “Valorização da vida – Setembro Amarelo”, bem como, belíssimas apresentações de canto, dança, poesia e teatro, trazendo, com muita criatividade, uma importante conscientização sobre a valorização da vida e prevenção do suicídio, sob a inspiração e orientação das Professoras Cristiane Helena da Silva e Juliana Dalegrave Legunde Weller e das militares Sd Tschiedel e Sd Janaína.

Atividades Setembro Amarelo
Atividades Setembro Amarelo

   Além disso, os pais e responsáveis do Liceu participaram da produção de um vídeo, respondendo à pergunta: “Por que seu filho vale ouro?”. As respostas emocionaram os alunos, fortalecendo, dessa forma, o vínculo entre pais e filhos.

   Segundo a Psicóloga da Escola, Paula Cristiele Steinhaus, “o mês de setembro ficou marcado pelas ações no sentido de informar, prevenir e preservar a vida e a saúde mental do corpo de alunos, bem como, de sua comunidade escolar. O Colégio Tiradentes reforça o seu compromisso com esse tema e vem buscando cada vez mais oferecer espaços de escuta e acolhimento. A intenção é integrar alunos, professores, pais e servidores nesse movimento de preservação da vida que não termina no mês de setembro.”

   Dentre as ações praticadas também merece destaque a palestra executada no dia 28 de setembro, destinada a toda comunidade escolar, em especial aos pais e responsáveis dos alunos, com o tema “Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência", realizada pela Capitã Médica Isadora Rocha dos Santos, médica psiquiátrica do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre. A Oficial expôs as fases de transição entre infância e adolescência, e da adolescência para a vida adulta, apontando os aspectos psicológicos nestes momentos da vida e possíveis fatores de risco que possam motivar o suicídio, principalmente na adolescência. Destacou, ainda, maneiras de prevenção ao suicídio, dando importantes dicas àqueles que são pais de adolescentes. Também participaram do evento as psicólogas Cristiane Lippert Tumelero e Lutiane Pisoni Godoy, as quais contribuíram com informações e estimularam o debate entre assistência e palestrante.

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo

  Nas palavras do Comandante Maj Copetti, “a Equipe Diretiva verificou que após a realização das medidas que foram adotadas através da Campanha Setembro Amarelo, aumentou o número de alunos do educandário procurando a Orientação Pedagógica da Escola, bem como o serviço de psicologia, para expressar suas angústias”. Segundo o Comandante, “não há dúvidas de que as ações desenvolvidas pela Escola esclareceram aos alunos os sinais e sintomas de determinadas patologias psicológicas, bem como os encorajou a trazer suas angústias e situações que identificaram através das palestras e exposições feitas pela Escola para o conhecimento de nossa Orientadora e Psicóloga, dessa forma possibilitando uma atuação mais eficiente desenvolvida por esses Profissionais.”

Todos Pela Vida! (2)
Todos Pela Vida!

CIPAVE