Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

CIPAVE+, JUNTOS PELA VIDA!

Publicação:

CIPAVE +, Juntos Pela Vida!
CIPAVE +, Juntos Pela Vida!
Por Maria Luisa Giacobbo - Assessora Estadual CIPAVE+

CIPAVE+, JUNTOS PELA VIDA!

Com a chegada do mês de Setembro, chega também a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio conhecido como Setembro Amarelo.

       Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor (por causa da história que a inspirou) ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro)

        Durante todo o mês, ações são realizadas a fim de sensibilizar e esclarecer a população sobre este grave problema de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

        Entidades envolvidas incentivam e colaboram para que a conscientização sobre o tema seja propagada por escolas, governos, ONGs e empresas.

       Dentre as ações comuns durante a campanha estão a realização de palestras, debates e atividades voltadas para a prevenção, além da circulação de cartazes, outdoors e materiais de divulgação digital.

       Neste ano devido a Pandemia, muitas lives, webnários, e campanhas virtuais serão realizadas. Juntando-se a essa importante causa, a CIPAVE+ com o tema  JUNTOS PELA VIDA, estará divulgando nas redes sociais ações de apoio e positividade  realizadas de forma virtual pelas escolas, como forma de prevenção e reflexão.

       A campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção ao suicídio em todos os meses do ano é fundamental!

CIPAVE