VOCÊ IMPORTA, VOCÊ TEM VALOR !

Setembro Amarelo
Por Angela Linck de Jesus Coordenadora Regional CIPAVE+/36ª CRE Edição: Maria Luisa Giacobbo Coordenadora Estadual CIPAVE+/SEDUC

No decorrer do  mês de setembro de 2021,  a CIPAVE+ da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana  realizou  atividades referente as habilidades socioafetivas, dentro do projeto “VOCÊ IMPORTA, VOCÊ TEM VALOR”.

Uma das atividades realizadas foi a oficina Setembro Amarelo: amor, empatia e humanidade, com os alunos dos anos finais (6º ao 9º ano), orientados pelos professores Miriã Cristina da Trindade Rodrigues, Tatiana Mrozinski Siekierski, Terezinha Moia e Paulo Cesar Poersch. Inicialmente aconteceu   a sensibilização dos alunos a partir d e um  bate-papo sobre a importância de escutar e falar sobre suas tristezas e alegrias, a partir da caixa do desabafo.

Caixa do desabafo

Realizou-se a dinâmica trabalhando com as emoções, foi solicitado que os alunos escrevessem, em um papel, um sentimento que não lhes fizesse bem  e após foi solicitado que o jogassem este sentimento fora. Em seguida, foi solicitado que escrevessem um sentimento que lhes fizesse bem e que precisa ser cultivado. E assim, este sentimento foi plantado no jardim da escola juntamente com uma semente de girassol.

Trabalhando com as emoções

Dando prosseguimento, os alunos assistiram o vídeo motivacional Disney - NÃO DESISTA, VOCÊ É AMADO do qual escolheram uma frase ou palavra que escreveram na “mão” de papel para compor a árvore do Setembro Amarelo. Para finalizar essa oficina, foi realizada uma palestra com  a psicóloga Aline Höring.

Árvore do Setembro Amarelo