Os dez (10 ) desafios mais perigosos da internet

Congresso Chaos Computer Club

João Ferreira Pelarigo
Coordenador do projeto digital Spot+

De tempos a tempos parece ser comum surgir um novo desafio nas redes sociais, cada um mais perigoso que o outro. Agora chegou o da Água Quente. O SPOT+ juntou os 10 mais perigosos além do novo.

O mais recente é o desafio da Água Quente. Consiste em duas vertentes, a primeira é surpreender um amigo e despejar-lhe água a ferver em cima, enquanto que a segunda prende-se com uma superação pessoal e afirmação de valentia: beber água a ferver.

Este jogo já causou ferimentos graves e mesmo a morte a alguns jovens, que parecem não ter consciência dos riscos.

Mas isto não é uma tendência nova e há mais. O SPOT+ compilou outros 10 desafios da Internet bastante perigosos.

1. Baleia Azul

Este é um desafio que incita à auto-mutilação e ao suicídio e que, em Portugal, levou há meses uma jovem em estado grave ao hospital. A rapariga, de 18 anos, foi encontrada com ferimentos junto a uma linha férrea depois de se ter atirado de um viaduto no Algarve. Numa das pernas, a jovem ucraniana tinha escrito com uma navalha a palavra “sim”, cumprindo uma das 50 tarefas do jogo. A última é o suicídio. “Baleia Azul” dá o nome ao desafio devido ao comportamento suicida destes animais. O desafio preocupou a comunidade internacional devido ao número de mortes causado.

2. O desafio da canela

Este jogo é antigo, mas parece que ainda não morreu. O objectivo é que as pessoas engulam uma colher, ou mais, de canela, sem beberem água. O problema é que este desafio pode dar origem a sérios problemas respiratórios e de garganta. Há até registo de mortes por asfixia devido à prática deste jogo.

3. Surfar em cima do carro

Fazer surf no mar já comporta alguns riscos para quem não tem prática, agora imagine-se a surfer em cima de um carro em andamento. Sim, este é mesmo um desafio da internet entre os jovens e, embora não seja dos mais populares, também já tirou a vida a algumas pessoas.

4. O desafio da água fria

Lembra-se do Ice Bucket Challenge? Aquele em que se despejava um balde de água com gelo em cima da cabeça e que, inclusive, várias celebridades cumpriram? Este é parecido. O desafio da água fria é feito quando alguém mergulha em águas geladas, correndo o risco de hipotremia e outras doenças ou até mesmo afogamento.

5. Jogo do fogo

Aqui, o perigo continua presente. Em vez de águas geladas, os jovens despejam líquidos inflamáveis pelo corpo e incendeiam-nos. Os riscos são óbvios, mas parece que ainda há quem não perceba isso.

6. Kylie Lip Challenge

Este desafio foi muito popular entre a comunidade feminina, cujo resultado era provocar nas jovens uma boca parecida à de Kylie Jenner, do clã Kardashian. Para isso, com um copo de shot, metiam-no à volta da boca e sugavam todo o ar enquanto conseguiam. Artificialmente, os lábios acabavam por insuflar devido à pressão. Os resultados não eram, muitas vezes, o que se esperava, tornando-se, além disso, perigosos.

7. Desafio do preservativo

Encher um preservativo com água como se de um balão se tratasse, dar-lhe um nó, e fazê-lo cair sobre a cabeça, cobrindo-a totalmente ao estilo capacete pode parecer uma coisa divertida de gravar e partilhar nas redes sociais, mas também pode ser muito perigoso. Desde o rebentamento à asfixia, as ameaças que este jogo apresenta são várias.

8. Inalar coisas

Os jovens estão a desafiar outros a inalarem os mais variados objetos pelo nariz, tirando-os depois pela boca. Desde preservativos, balões a atacadores, tudo parte da originalidade. Os riscos são evidentes: asfixia, problemas na garganta, nariz ou boca, entre outros.

9. O desafio do estrangulamento

Este jogo envolve dois jovens, sendo que um deles estrangula o outro, para reduzir os níveis de oxigénio no cérebro até levar ao desmaio. É filmado e partilhado nas redes sociais. É um desafio que não é novo, levou a várias mortes, mas parece que está a voltar.

10. Sal e gelo

Outro dos desafios mais perigosos, e para encerrar esta lista, é o do sal e do gelo. Os jovens colocam sal e cubos de gelo nas mãos e fecham-nas com força. O jovem que aguentar mais tempo a dor, vence o jogo. O problema é que o desafio pode deixar queimaduras de segundo e terceiro grau.

Jogos; Internet; Mundo...

Links relacionados