2ª Formação de Assessores Regionais CIPAVE+

Grupo de pessoas adultas posando para foto
Acessores Regionais participam de formação
Por Assessoria de Comunicação Social - SEDUC/RS

No dia 16 de Outubro, foi realizada a 2ª Formação de Assessores Regionais do Programa CIPAVE+, com representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação, no auditório da Escola Superior de Magistratura (Ajuris). O tema principal foi o trabalho de prevenção e valorização da vida realizado no ambiente escolar, por meio dos Círculos de Paz e Justiça Restaurativa.

Para a Coordenadora Estadual do CIPAVE+, Patricia Sanchotene, a possibilidade de reunir os responsáveis por multiplicar o programa por todas as regiões do Rio Grande do Sul permite um maior alinhamento das ações praticadas.

Justiça Restaurativa e os Círculos de Paz

A Justiça Restaurativa está baseada no reequacionamento da abordagem de crimes e conflitos. Ao substituir culpa por responsabilidade, perseguições por encontros, imposições por diálogos, castigos por reparação de danos, coerção por coesionamento, esse novo enfoque oferece soluções inovadoras.

Os Círculos de Construção de Paz, ferramenta utilizada dentro da filosofia da Justiça Restaurativa, são mais do que uma estratégia de prevenção e tratamento de conflitos. Eles também podem ser vistos como estratégia de aprendizagem da Cultura de Paz, uma pedagogia ativa, dinâmica, aplicada pelos próprios interessados, sem intermediários e em tempo real, aos fatos da sua própria vida, atendendo às suas próprias necessidades.