2º Seminário Regional das Cipaves da 10º CRE - Uruguaiana

A cultura de paz presente na fronteira

10a cre
Por Liziane Galvão - Cooredenadora Cipave da 10ª CRE Uruguaiana

No dia 30 de Novembro, no salão de atos do Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray de Azevedo, foi realizado pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação o IIº Seminário Regional CIPAVE. A Coordenadora Regional de Educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso recepcionou com sua equipe o  Secretário Estadual de Educação, Sr. Ronald Krumenauer; A Coordenadora Estadual da CIPAVE, Luciane Manfro e a Assessora Letícia Luvizetto Pichrodt. Estiveram presentes as instituições parceiras da CIPAVE: Secretaria Municipal de Educação - Secretário Sr. Emerson Barreto Ortiz ; O Ministério Público - Dr. Diego Correa de Barros; A Polícia Federal - Delegada Ana Gabriela Becker Gomes; A Brigada Militar - Oficial responsável pelo PROERD - Elizabeth Yuri Matsuki; A OAB - Dr. Cassius Rotta e Drª Jully Anne Paiva. Todas as instituições palestraram sobre suas áreas de atuação e apresentaram como vem trabalhando em parceria com as Escolas da região.

As apresentações artísticas encantaram  a todos! A belíssima banda da E.E.E.M. Dr. João Fagundes e as poetisas da E.E.E.M. Nilza Correa Pereira.
Foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas CIPAVEs das Escolas Estaduais de Uruguaiana, Alegrete, Barra do Quaraí e Itaqui: E.E.E.F. Iris Valls, E.E.E.M. Nilza Correa Pereira, E.E.E.M. Embaixador João batista Lusardo, E.E.E.F. Julio de Castilhos, E.E.E.M. Dom Hermeto, E.E.E.M. Antônio Lôndero, E.E.E.F. Dom Luis Felipe de Nadal, E.E.E.M. Senador Salgado Filho, E.E.E.F. Uruguaiana, E.E.E.F. Paso de Los Libres, I.E. Romaguera Correa, C.E. Dr. Roberval Beheregaray de Azevedo, E.E.E.M. Dr. João Fagundes, E.E.E.B. Dr. Lauro Dornelles, E.E.E.F. Barros Cassal, E.E.E.F. Tito Correa Lopes e E.E.E.M. Odila Villordo de Moraes.
As centopeias, símbolo oficial da CIPAVE, alegraram o ambiente do Seminário trazendo  ludicidade e muita criatividade das escolas. Junto com elas vieram também os amigos das centopeias, os amigos acolhedores e os cultivadores da paz.
 Foi apresentada pela Coordenadora Estadual CIPAVE, Luciane Manfro, a importância do Mapeamento para o diagnóstico e planejamento contextualizado de futuras ações e a nova versão do Jogo Baneville que está pronta para  encantar crianças, jovens e adultos, propondo desafios emocionantes!
Os alunos mediadores de conflitos capacitados pela 10ª CRE, do Curso de Prevenção e Gestão de Conflitos para alunos auxilaram na recepção do público presente no Seminário e os mediadores capacitados nos cursos promovidos pelo Ministério Público em parceria com a CIPAVE-10ª CRE estiveram presentes conhecendo a abrangência e as áreas de atuação da CIPAVE.