Ação Cipave - valorizando a vida
Projeto " Valorizando a vida"
Publicação:

Projeto “Valorizando a vida”- CIPAVE PRESENTE NA ESCOLA LINDOLFO SILVA.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Lindolfo Silva tem realizado diariamente atividades pedagógicas contra violência na escola, resgate de valores morais, sociais e cidadania. Através do Programa CIPAVE - Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar. Tem como objeto envolver as comunidades num esforço comum de preservar e auxiliar a escola frente à realidade preocupante do aumento das situações que ameaçam a integridade dos alunos e professores na sociedade. Através do trabalho de orientação educacional juntamente com os professores, são realizadas projetos que desenvolvem a autoestima, respeito mútuo, cooperação no grupo.
O Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), busca orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que juntos possam:
- Identificar situações de violência, acidentes e causas; - Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem; - Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações; - Planejar e recomendar formas de prevenção; - Formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo; - Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar. - Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola.
Atividades desenvolvidas na escola:
- Circuito pela paz e pela vida;
- Campanha do Agasalho;
- RAP DA PAZ turmas 41A e 51ª, participaram do Batalhão do Conhecimento da RBS TV.
- Teatros de fantoches sobre Cidadania;
- Coral da Escola Lindolfo Silva;
- Grupo de danças Tradicionais Tchê Lindolfo;
- Construção do mascote da CIPAVE;
- Paródia/ Hino sobre a CIPAVE;
- Hino da CIPAVE;
- Panfletos e folder/ slogan sobre a violência, drogadição e valores morais;
- Palestras sobre valores sociais e Morais/ Meio ambiente/ Campanha da fraternidade/ Convivência Social envolvendo a profissionais da comunidade;
- Acolhidas na segunda- feira/ apresentar poemas, poesias, músicas, etc;
- Líderes das turmas identificados e Construtores da Paz;
- Produção textual/ O que a escola representa para mim?
- II Sábado solidário;
- Plantio de mudas de plantas/ Preservação Ambiental;
- Assembléias de Pais/ parceria escola e família;
- Pedágio sobre a violência;
- Parcerias com a Brigada Militar, promotoria e DEFREC.
- Parcerias com a comunidade, prestação de serviços, entre outras atividades, envolvendo a comunidade para refletir sobre o verdadeiro sentido da vida.
Foi realizada na escola uma Palestra contra a Violência, desenvolvida pela DEFREC - DELEGACIA ESPECIAL EM FURTO ROUBO ENTORPECENTES E CAPTURA. Com os alunos da Modalidade Eja (Educação Jovens e Adultos). O tema da palestra foi O adolescente de hoje e a violência na sociedade, com objetivo de desenvolver a prevenção da violência na sociedade, promovendo a construção da Paz.
Todas as atividades realizadas na escola tem como princípio a Valorização da Vida, projetos de vida, pois na atualidade, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das escolas.
Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência, bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar. Por isso a escola vem desenvolvendo reflexões sobre os problemas sociais existentes. Promovendo o diálogo e a amizade; valorização do ser humano; administrando os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; não responder a violência com violência; interessar-se pela comunidade; ajudar ao próximo; cultivar a esperança; exercitar o perdão; etc.
Conforme a diretora Marlete Lindemann, a escola através do trabalho em equipe tem buscado a integração dos alunos na comunidade, como agentes transformadores e construtores da paz.