Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Curso on-line: Notificação de Violência na Plataforma CIPAVE+

Publicação:

LOGOTIPOS DA  CIPAVE+, DA UFRGS E DO INSTITUTO FEDERAL
PLATAFORMA CIPAVE+

       Curso notificação da Violência na Plataforma CIPAVE+

A Equipe CIPAVE+/SEDUC e RS Seguro, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, o Centro de Estadual de Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade federal do Rio Grande do Sul, dando continuidade à capacitação para utilização da nova Plataforma CIPAVE+, está disponibilizando o curso Notificação de Violência na Plataforma CIPAVE+.

  O curso foi organizado para apoiar nos procedimentos de notificação na Plataforma CIPAVE+, de casos suspeitos ou confirmados de violência que ocorrem no espaço escolar utilizando a ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada do SINAN, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

  Ao longo dos três módulos será possível conhecer sobre alguns dos conceitos essenciais que se relacionam com a violência na sociedade e, particularmente, a violência no espaço escolar. Além disso, o mais importante apropriar-se da Plataforma CIPAVE+ e dos instrumentos para agir frente a situações de violência.

  O profissional que atua no ambiente escolar terá habilidades e competências práticas de transformação da realidade e do enfrentamento da violência na comunidade escolar do estado do Rio Grande do Sul. Assim nos somaremos na promoção da cultura de paz e do cuidado de escolares em situação de vulnerabilidade.

 O curso tem duração de 10 horas, não tem tutoria, é completamente online e gratuito. Ao final do curso, após a conclusão das avaliações, o certificado é gerado automaticamente pelo sistema.

  Após a conclusão do curso e, se você integrar a Comissão CIPAVE+ da sua instituição, você poderá solicitar autorização de acesso a Plataforma de Notificação de Violência e Acidentes da CIPAVE+.

  Para quem desejar realizar, posteriormente o curso avançado de violências, pode fazê-lo, buscando esse curso na plataforma Lumina da UFRGS.

  O evento Prevenção da Violência nas Escolas: utilização da nova Plataforma Cipave+ como estratégia de proteção integral da criança e do adolescente ocorreu no dia 05 de março de 2020, no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A nova plataforma de monitoramento online dos casos de violência nas escolas estaduais integra a reestruturação do programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+), inserido no âmbito do programa RS Seguro, do Governo do Rio Grande do Sul.

Na ocasião estiveram presentes professores, agentes de saúde, assessores CIPAVE+, entre outras autoridades. Participaram da mesa de abertura do evento  representantes de diversos órgãos parceiros, tais como Desembargador Leoberto Blanchet, representando o Tribunal de Justiça do RS, a Sra. Regina Becker , Secretária de Trabalho e Assistência Social, Secretária Adjunta da Saúde, Sra. Ana Lúcia da Costa, Delegado Antônio Padilha, Coordenador do Programa RS Seguro, Dra. Daniele Bolzan Teixeira, Promotora da Infância e da Juventude e Sr. Faisal Karan Secretário de Educação.

 

Links relacionados

CIPAVE