Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

E.E.E.F. RAIMUNDO LOPES DA CUNHA

AÇÕES CIPAVE+

Publicação:

                                            Alguns projetos que  fazem parte do ano letivo 2019

  A Escola Estadual Raimundo Lopes da Cunha trabalhou nos meses de março e abril com os projetos:  

 -Valores

O Valor trabalhado em março foi o amor com o Pastor Valdir e sua esposa Denise, que trabalharam as músicas “Vem amigo vem” e “Eu preciso de você”, cantaram e tocaram as mesmas, com um bom envolvimento dos alunos no cantar e realizar de gestos. Em seguida foi  contada a História do bom samaritano,  e logo após aplicação da história, focando justamente no fato de que devemos tratar qualquer pessoa como o nosso próximo.

-Violência

A Violência com a amiga da Escola e mãe. A participação mais efetiva da família no contexto escolar, e uma aproximação maior desta com os filhos, o incentivo da escola em preparar e promover atitudes de tolerância e respeito entre os alunos, são medidas que ajudam significativamente no combate.

 -Meio Ambiente

O Meio Ambiente parceria com a EMATER, palestra e plantio de árvores. As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Árvores reduzem poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares. Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos. Promovem saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.

-Desenvolvimento da Expressão

A educação Infantil possui o ambiente certo para o desenvolvimento da expressão, pois possui um espaço onde a criatividade e as imaginações ganham forma. Na educação infantil, ela está bastante aflorada e é importante que pais e educadores apoiem e incentivem atividades que favoreçam a criatividade e a aprendizagem. Uma das ações comuns nesta época é o desenho. O que para muitos é apenas uma forma de passar o tempo, em sala de aula e conduzido de forma certa é uma oportunidade única de desenvolvimento.

-Lixo

O Lixo como forma de limpeza exterior e o aprendizado do aluno e envolve a formação da cidadania como método de elevar a autoestima e valorizar seu ambiente. A consciência da diminuição dos recursos naturais do planeta permite que o aluno possa ter atitudes mais proativas de sustentabilidade e responsabilidade social.

-MTG e a Comunidade Escolar

MTG e a Comunidade Escolar parceria com o CTG Porteira da Querência, levando a importância do resgate cultural sobre cantigas de roda, de ninar, oração e músicas cantadas em alemão na sua infância e de seus familiares, avós, amigos, vizinhos e integrantes da Comunidade.

-Valores

Nosso segundo Valor foi o Perdão. Não há nada pior na vida da gente do que a mágoa, a ira e o ódio que sentimos quando alguém fere os nossos sentimentos, quando alguém julga a nossa conduta, quando alguém nos faz perder o chão por coisas insignificantes. Não se perdoa porque é bonito, ou só porque está na bíblia, perdoar faz bem e nos traz Paz.


A

CIPAVE