Escola de Vacaria promove ação de combate ao suicídio
Ações realizadas na Escola Jardim América integram o Programa Cipave
Publicação:

Aproveitando a iniciativa do setembro amarelo – mês de combate ao suicídio – os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim América, no município de Vacaria, resolveram abordar os temas depressão, bullying e suicídio com o projeto “Cuidar de si, Cuidar do outro”. Por meio de palestras e depoimentos em sala de aula os estudantes puderam debater e compartilhar experiências buscando formas de solucionar os problemas.
De acordo com a coordenadora da Cipave da 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cassiane Pagnella, a Escola Jardim América é uma das instituições de ensino da região mais interessadas em trabalhar o Programa. “Esse retorno tem sido melhor que a expectativa. Cada escola tem sua peculiaridade e elas nos trazem projetos incríveis. O tema abordado é de extrema importância nos dias atuais”, explica.
Os projetos iniciaram no início do mês de setembro e ainda não foram encerrados, como conta a orientadora do Serviço de Orientação Educacional, Taline Tessaro. “Nós ainda não finalizamos os projetos, pois vimos que os temas têm bastante retorno por parte dos alunos. Eles estão bem interessados e sentem a necessidade de falar sobre suas experiências”, destaca.
Ainda conforme a orientadora, alunos e professores da escola criaram um mural com frases de todas as ofensas e apelidos de mau gosto que alunos já ouviram. “Isso incentivou ainda mais os estudantes durante o processo e as ocorrências diminuíram”, reitera.
A coordenadora da 23° CRE, Gilvana Rissardi Baldin, parabeniza a direção, professores e alunos pelas belas e importantes ações realizadas.