Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

ESCOLAS DA 17ª CRE CELEBRAM A PÁSCOA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DAS AULAS PROGRAMADAS

Celebrando a Páscoa

Publicação:

Alunos em várias atividades relacionadas a Semana da Páscoa, com desenhos, árvores confeccionada com galhos secos, poesia, pessoas organizando  alimentos arrecadados para distribuir comunidade e alunos cantando
Atividades Páscoa 17ª CRE
Por Maria luisa Giacobbo - Assessora Estadual CIPAVE+ e Juliana Weller Assessora 17ª CRE

ESCOLAS DA 17ª CRE CELEBRAM A PÁSCOA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DAS AULAS PROGRAMADAS

   

  Na Semana Santa, período em que se celebra a Páscoa, as escolas da rede estadual da 17ª CRE, Santa Rosa, comemoraram a data com diversas atividades, de reflexão e respeito aos valores que envolvem a data, como vida, esperança, renovação e o fortalecimento dos laços familiares.

   Na Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, de Horizontina, nas aulas programadas de Sociologia as turmas dos Primeiros Anos do Ensino Médio da professora Deise Hamann receberam uma atividade para realizar com a família com o tema "Páscoa". Os alunos conversaram com seus familiares sobre o verdadeiro significado da Páscoa, tradições e como a família costuma comemorar a data. Também neste momento buscaram uma receita tradicional de família, com sua história e curiosidades e juntos a prepararam. O momento em família foi registrado através de fotos e vídeos.

  No Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, de Três de Maio, nas aulas programadas de LIBRAS, a Professora Rosangela Dalri lançou um desafio aos alunos do Curso Normal, turmas 2N, 3N, APE 15 e APE 16, de confeccionarem cartazes com frases de Páscoa usando o alfabeto manual e criarem um vídeo com mensagens em Libras. Na atividade programada do Componente de Arte, orientada pela professora Eleida Girardi, os alunos do Ensino Fundamental e Médio confeccionaram uma Osterbaum - Árvore de Páscoa, símbolo da Semana Santa, inicialmente conheceram um pouco da história deste símbolo da cultura alemã e após, foram incentivados a produzirem a sua Osterbaum. Para isso, não precisaram de enfeites comprados, e sim, usaram o que tinham em casa, galhos, flores, desenhos, e o mais importante, foram os pedidos e desejos que também enfeitaram a árvore.

    O Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, de Cândido Godói, também participou da comemoração da data, os alunos do 2ª ano da professora Greici Taís Gall no componente de Produções Interativas confeccionaram Guirlandas de Páscoa com os últimos passos de Jesus.

   E a poesia também fez parte das comemorações, no município de Doutor Maurício Cardoso, os alunos do 2° Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Doutor Maurício Cardoso, através da aula programada no Componente de Língua Portuguesa escreveram um poema com o tema: Páscoa em época de Pandemia e realizaram a leitura para seus familiares.

    E os alunos estavam mesmo empenhados e motivados, na aula programada de matemática, acompanhados virtualmente pela Professora Lidiane Bremm, os alunos do 3º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Professor Francisco José Damke, de São Paulo das Missões, confeccionaram cubos e paralelepípedos, percebendo a matemática nos objetos, desenvolvendo conceitos e valores. As caixas foram usadas para presentear na Páscoa. Também na aula de Ensino Religioso, os alunos da  turma do 2º ano A, orientados pela professora Clessi Damke Berwaldt, realizaram trabalhos de leitura e pesquisa sobre as comemorações da Páscoa ao redor do mundo. E como culminância produziram um vídeo com lindas imagens referentes à importância dessa data em diversos países.

    No município de Tucunduva, os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, realizaram com seus alunos várias atividades nos componentes de Ensino Religioso e Artes. Foram produzidos vídeos com mensagens de fé e esperança, desenhos com os símbolos da Páscoa e seu significado, imagens de Cristo usando a técnica luz e sombra, textos e reflexões sobre o verdadeiro sentido da Páscoa e também foi feito um registro fotográfico dos alunos comemorando a Páscoa em família. Também na Unidade Estadual de Ensino Fundamental David Bortoli, nas aulas de Ensino Religioso, os alunos leram textos bíblicos e assistiram um filme sobre a Ressurreição de Jesus na TV Aparecida. A aluna Gabriela Tibola, do 5º ano, confeccionou uma maquete com material reciclável que demonstra uma passagem bíblica, relatando com clareza a reflexão realizada em família. A aluna Laisa Milena Aquino de Oliveira, do 2º ano, compôs uma música de Páscoa, e junto com seu pai cantou deixando sua encantadora mensagem.

   Também participou das comemorações, a Escola Estadual de Educação Básica Barão do Rio Branco, no município de Boa Vista do Buricá os alunos foram incentivados a produzirem um vídeo com a temática da Páscoa. Os alunos e irmãos: Amábile Brisch Gomes, do 3º ano Ensino Médio, Lucas Brisch Gomes e Gabriel Brisch Gomes, do 6º ano, gravaram um vídeo com uma belíssima apresentação da música: “Por que Ele vive”. A publicação do vídeo foi um sucesso entre a comunidade escolar, já conta com mais de 17 mil visualizações, 442 curtidas, 100 comentários e 485 compartilhamentos.

    No município de Santa Rosa, as escolas também participaram com professores, alunos, orientadores educacionais e equipe diretiva soltando a imaginação, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Timbaúva, a Professora Rozângela Ribeiro, do 3ª ano B, gravou um vídeo ensinando e incentivando seus alunos a fazerem uma receita de cri-cri com suas famílias. O professor Pedro Rogério de Souza, de Ensino Religioso, também gravou um vídeo sobre a verdadeira história da Páscoa.

    O professor Alcindo Dalcin, coordenador do Curso Técnico em Publicidade do Instituto Estadual de Educação de Visconde de Cairu, produziu um vídeo com uma interessante reflexão sobre a Páscoa destinado para toda comunidade escolar.

    Também na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa, os alunos do 8º e 9º ano confeccionaram cartazes sobre os símbolos da Páscoa com seus significados, no componente de Ensino Religioso, professora Lizandra Machado Vescia.

   A Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo, participou das comemorações desenvolvendo o Projeto Solidariedade Cipave+, organizado pelas Orientadoras Educacionais e Equipe Diretiva, o qual abordou o tema relevante no momento atual, sobre o que é ser Solidário na prática  e com isso  arrecadaram-se alimentos que foram distribuídos para as famílias da comunidade escolar.

    Para a Coordenadora Regional de Educação da 17ª CRE, Santa Rosa, Beatriz Santina Cancian Milbradt,” a Páscoa é um momento de comunhão e reflexão, que tem um simbolismo grande para os cristãos, por retratar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, merecendo todo respeito e especial atenção. Mesmo com a pandemia as escolas trabalharam o tema com muita criatividade e comprometimento, durante a Semana Santa os alunos em suas casas tiveram a oportunidade de resgatar através das atividades das Aulas Programadas o verdadeiro significado da Páscoa, refletir sobre os valores, as boas ações, o respeito à crença de cada um, e as diversas manifestações culturais que envolvem a data.”

   Parabéns a todos envolvidos pelo empenho, pelos lindos e significativos trabalhos realizados. Juntos somos mais!

 

CIPAVE