Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Os tipos de Bullying

Bullying

tipos de bullying

Mariana Bueno

Do Bolsa de Bebê

Se não tratada quando criança, a vítima de bullying pode se transformar em um praticante quando adulto. E o praticante de bullying, se não tratado quando criança ou adolescente, pode continuar agredindo outras crianças, criando uma cadeia cada vez maior e pior. Quem afirma é a pedagoga Fabiana Falcone, coordenadora pedagógica do colégio Fadelito, em São Paulo.

Leia também:

Bullying na escola

O que causa o estresse infantil

Como estimular os filhos para o estudo

Ela explica que existem diferentes tipos de bullying: os principais são o verbal, que é manifestado através de apelidos, xingamentos, insultos; o físico, quando há empurrões, socos, chutes, beliscões, tapas; o moral, quando ocorrem difamações, calúnias ou disseminação de rumores; o psicológico, que é a exclusão, isolamento, perseguição, intimidação, chantagem, manipulação, ameaças e discriminação. Há, ainda, uma outra forma muito comum, o bullying familiar. "A prática começa desde cedo e, muitas vezes, em casa, na família. Muitos pais praticam bullying com seus filhos e nem percebem", diz.

Bullying dentro de casa

O bullying familiar acontece, por exemplo, em frente à TV, em um programa de humor em que criticam e debocham de alguém. "Devemos sempre lembrar que, os exemplos dos pais é fundamental para atitudes dos filhos. Se o pai agride, fala mal, ofende a esposa na frente dos filhos, ele está ensinando seu filho a praticar o bullying. E se a criança vive em um ambiente de desrespeito, ela pode passar de vítima (em casa) para agressora (na escola)", afirma.

A especialista diz que o bullying físico, verbal e psicológico são os que acontecem com mais frequência e, muitas vezes, começam como brincadeiras inofensivas. "Se não houver intervenção, passam a ser comportamentos normais", alerta. Ela lista ainda outros tipos de bullying, como o material (destroçar, estragar, furtar, roubar), sexual (assediar, induzir e/ou abusar) e virtual ou cyberbullying (divulgar imagens, enviar mensagens, invadir privacidade por meio da internet e de celulares, de forma anônima).

Como tratar?

A melhor forma dos pais lidarem com a criança para não deixar que o bullying interfira no seu desenvolvimento é mostrar que as diferenças existem e que é necessário aprender a conviver com elas diariamente. Também é importante reforçar a autoestima da criança e, principalmente, valorizar o diálogo. "?Ela precisa sentir-se segura para expressar suas necessidades, medos e ansiedades para a escola e família".

PU

Links relacionados

CIPAVE