Premiação do 'Tamo Junto com a Cipave' comemora parceria do governo com comunidade escolar
Solenidade de anúncio dos melhores vídeos ocorreu na tarde da última segunda-feira (13)
Publicação:

Centenas de alunos, professores e diretores da rede estadual de ensino foram recebidos no Theatro São Pedro, nesta segunda-feira (13), em comemoração à implantação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) em mais de 2,4 mil escolas gaúchas. A solenidade de premiação do concurso 'Tamo Junto com a Cipave', organizado pelas secretarias de Políticas Sociais, Educação e Comunicação, com o apoio do Grupo RBS, engajou a comunidade escolar de 15 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul.
A mobilização, que uniu uma iniciativa do poder público com o empenho da comunidade escolar, foi promovida nos meses de setembro e outubro. A participação das escolas consistiu na produção de um vídeo inspirado no comercial do programa, utilizando o jingle da campanha por meio de dublagem. Ao todo, participaram 345 escolas de 175 municípios. No período de um mês, os vídeos concorrentes receberam 1.210.841 votos.
O Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, de Estrela, foi a escola vencedora do concurso 'Tamo Junto com a Cipave', com 267.580 votos. A diretora Ângela Bitencourt Zimmermann comemorou o resultado.

“Nada, exatamente nada do que aconteceu na escola seria possível sem o apoio da coordenadora da Cipave (Luciane Manfro). Esse é um dos maiores exemplos de que toda escola deve ter, desde a base, pessoas sendo preparadas para o futuro”, afirmou. “Aqui estão os nossos futuros líderes e os futuros professores do RS”, completou.
A escola campeã recebeu um kit audiovisual, troféu especial e, ainda, terá seu vídeo exibido na programação da Rádio Atlântida e na internet, a partir desta terça-feira (14), e em emissoras de tevê, no dia 20. A Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco, de Lajeado, que ficou com o segundo lugar, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Alfredo D'amore, de Carazinho, que ficou com a terceira colocação, também receberam troféus especiais.
Maior atenção à comunidade escolar
O governador José Ivo Sartori falou da alegria pelo crescimento do programa, que ultrapassou a expectativa de chegar a 100 escolas e acabou com a participação de mil instituições no primeiro ano.
“O meu primeiro emprego foi como professor de escola, em Caxias do Sul, e, aqui, tenho a alegria e a satisfação de ver que podemos construir nas escolas um ambiente melhor. Às vezes, isso significa fazer reformas, e esperamos concluir essas reformas em mais de 600 escolas até o próximo ano. No RS, quando todo mundo trabalha junto, dá tudo certo. E a gente não precisa ser melhor do que ninguém, mas precisamos fazer diferente”, comemorou.
O secretário da Educação, Ronald Krummenauer, falou sobre o desenvolvimento em médio e longo prazos que as Cipaves trarão às escolas.
“Não tem nada mais importante do que o nosso aluno. Tudo o que a gente fizer tem que ser voltado ao aluno. Quando a gente vê questões como essa, com a mobilização e o entusiasmo dos alunos dizendo que a nota e o ambiente melhoraram, tudo vale a pena. Estamos indo ao encontro daquilo que é mais importante no estado”, reforçou.
Parceria com a comunidade
A secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, parabenizou as escolas envolvidas na competição e todas aquelas que participam do programa pelo estado.
“Esse é um momento muito bonito. As experiências das escolas são sensacionais e a Cipave é essa harmonia, é o que se busca dentro da escola, que traz um melhor aprendizado e melhores relações na comunidade escolar”, enfatizou.
“A Cipave é uma sementinha que começou em Caxias do Sul e que a Secretaria da Educação expandiu para todo o estado. Nós, da Comunicação, vimos a oportunidade de fazer uma campanha super legal, que é, sobretudo, uma homenagem a todas as escolas do Rio Grande do Sul”, ressaltou o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú.
“Com esse projeto, descobrimos inúmeros talentos em nossas escolas. São diversos cantores, coreógrafos e dançarinos. Esse é um trabalho em comunidade e a cultura da paz é isso, é ter esse amor, os pais de volta à escola e todos unidos”, disse a coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro.
Premiação das escolas
Foram certificadas pelo concurso as escolas E.E.E.F. Antônio Carlos, de Santo Antônio da Patrulha; E.E.E.M. Fernando Ferrari, de Campo Bom; I.E.E. Cristo Redentor, de Cândido Godói; E.E.E.F. Álvaro Leitão, de Soledade; E.E.E.F. José Wilke, de Santa Cruz do Sul; E.E.E.F. São Rafael, de Flores da Cunha; e I.E. João XXIII, de Campinas do Sul.
Também foram entregues certificados para a categoria Cultura da Paz para as escolas E.E.E.F. Pedro Vicente da Rosa, de Bento Gonçalves; E.E.E.F. Conselheiro Edgar Marques de Mattos, de Frederico Westphalen; E.E.E.M. Bairro do Parque, de Esteio; E.E.E.M. Senador Salgado Filho, de Uruguaiana; E.E.E.F. Cândida Silveira Haubmann, de Arroio Grande; E.E.E.F. Bartolomeu de Gusmão, de Canoas; Centro Educacional Landell de Moura, de Bento Gonçalves; I.E.E. Irmã Teofania, de Garibaldi; e E.E.E.F. Yara Ferraz Gaia, de Montenegro.
A premiação teve condução do jornalista Luciano Potter, participação do humorista Duda Garbi e apresentação do MC Jean Paul. Prestigiaram o evento o secretário da Saúde, João Gabbardo; a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann; a deputada federal e ex-governadora, Yeda Crusius; a deputada estadual Zilá Breintenbach; e a coordenadora das Assessorias Jurídicas da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Ana Cristina Brenner.
Confira aqui o vídeo na premiação