Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

Prevenção e Cuidado da Vida – Setembro Amarelo.

Publicação:

Folhas de ofício branca com escritos  e desenhos de alunos coladas em um mural de cor cinza
Prevenção e Cuidado da Vida – Setembro Amarelo
Por Angela Linck Coordenadora Regional CIPAVE+ 36ª CRE Edição Maria Luisa Giacobbo Coordenadora Estadual CIPAVE+ SEDUC

  A Cipave+ do Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, localizado na cidade de Ajuricaba e de abrangência da 36ª CRE realizou atividades em alusão ao mês  de prevenção e cuidado da vida – Setembro Amarelo.

   A atividade foi realizada no componente curricular de Língua Portuguesa com a turma do 9º ano coordenada pela Professora Maristela Stephanini. Foi trabalhado com os alunos o porquê do Setembro Amarelo, explorando diversas tipologias textuais a respeito da temática. Também foi realizada uma roda de conversa para refletir sobre a importância de falar dos nossos sentimentos e acolhimento àqueles que precisam. Após, foram realizadas atividades de interpretação e, por fim, os alunos construíram um cartaz para conscientização e incentivo à vida que foi exposto nas dependências do Colégio.

   Também foram realizadas atividades com as turmas do 2º ano do Ensino Médio, sobre saúde mental, no componente curricular Fisiologia do Esporte I com a professora Mariléia Faustini, , atividades que se estenderão pelo mês de outubro. Neste componente estão sendo realizados estudos das doenças do cérebro, causas, e fatores de influência.

   Foi realizada a pesquisa "Diz aí..." com o Google Forms para coleta de informações acerca de violências, bullying, depressão e vícios. Os dados estão sendo trabalhados com os alunos para posteriormente serem repassados para gestão do Colégio para serem observadas as sugestões dos alunos para melhoria do ambiente escolar e suporte aos alunos que necessitam.

   De acordo com a Supervisora de Ensino e Coordenadora Pedagógica Diole de Almeida, no mês de outubro será realizada uma palestra sobre a influência do álcool no cérebro, tendo em vista que este foi o vício mais citado pelos estudantes.

CIPAVE