Programa MP ON: Educação Digital de Crianças e Adolescentes

Por Maria Luisa Giacobbo - Coordenadora CIPAVE+/SEDUC/RS

Programa MP ON

Educação Digital de Crianças e Adolescentes

Mediante o contexto que atravessamos, em decorrência do covid-19, crianças e adolescentes tiveram sua rotina escolar alterada, com isso  eles passaram a usar a internet de forma mais intensiva, oportunizando assim que fiquem mais suscetíveis a situações de violência na internet.

Devido a importância desta temática, no dia 23 de abril, a Equipe de Coordenação CIPAVE/SEDUC/RS, juntamente com Assessores Regionais CIPAVE+ e alguns orientadores de escolas estaduais participaram de uma Roda de Conversa promovida pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul para apresentação do Programa MP ON, Educação Digital para Crianças e Adolescentes.

O MP On é um programa do Ministério Público do RS voltado à promoção de educação digital para pais, professores, orientadores, crianças e adolescentes, com o propósito de levar conhecimento a respeito do uso seguro da internet e das redes sociais.

Sendo o  propósito principal do MP ON  levar conhecimento a respeito das redes sociais, que, apesar dos grandes benefícios, podem gerar problemas a crianças e adolescentes, o evento foi de grande relevância para todos.

O evento contou com a participação da  Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, a Promotora Denise Casanova Villela,  da Psicóloga do Serviço Biomédico/MPRS Dra. Ana Paula Schmidt Lourenço, que apresentaram o Programa e  da  Assistente Social MP/RS Silvia Tejas , responsável pela  mediação.

Conforme esclareceu a promotora Denise, o "MP ON" é mais um instrumento para que a comunidade toda possa trabalhar essas questões, é uma reunião de todas ações feita pelo MP integrando também com outras instituições externas da sociedade civil.

Foi abordado também a importância da educação digital, para trabalhar  questões como responsabilidade e respeito no mundo cibernético, bem como propiciar que sejam discutidas questões referentes à temática, com pais , responsáveis, crianças, adolescentes e professores.