Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Educação
Início do conteúdo

PROJETO AMIGO ACOLHEDOR DA CIPAVE+ RECEPCIONA ALUNOS DA REDE ESTADUAL DA 17ªCRE SANTA ROSA

Publicação:

Grupo de alunos sorrindo,  alguns sentados e outros em pé na entrada da escola
Volta às aulas
Por Juliana Weller- Assessora CIPAVE+ 17ª CRE

   As aulas na rede pública estadual começaram no dia 18 de fevereiro. Entretanto, as escolas têm datas distintas, em função da recuperação dos dias de greve. O projeto Amigo Acolhedor foi o protagonista da volta às aulas nas Escolas Estaduais da abrangência da 17ªCRE Santa Rosa. Criado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar - Cipave+, a proposta incentivou as escolas a promoverem uma recepção acolhedora, principalmente aos alunos novos no ambiente escolar.

  A acolhida englobou uma série de atividades especiais. As escolas realizaram diversas atividades recreativas, dinâmicas e ações de integração, como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, lembrancinha, música, palestra, teatro, tudo para que os alunos pudessem se sentir acolhidos e pertencentes à escola desde os primeiros dias de aula.

  A diretora Dirce Marschall Rockenbach, relata que o I.E.E.E. Cristo Redentor, de Cândido Godói, abraçou com muito carinho o Projeto Amigo Acolhedor CIPAVE+, pois ele vem ao encontro da caminhada que o Instituto vem realizando com os educandos. ” Temos a certeza que este projeto evidencia a importância de receber e acolher os educandos, a fim de se sentirem confiantes e motivados para os estudos, incentivando, dessa forma, o sentimento de pertencimento e o protagonismo juvenil. Os preparativos para a recepção iniciaram no mês de janeiro e envolveram toda a comunidade escolar”.

  Segundo a Coordenadora Regional de Educação da 17ªCRE Santa Rosa, Beatriz Santina Cancian Milbradt, o objetivo é criar um ambiente acolhedor e harmonioso, de amizade e de respeito. “Quem é que não gosta de chegar em um lugar e já se sentir bem-vindo? Esse tipo de ação fortalece os laços afetivos entre os alunos e a escola, elemento essencial para que a aprendizagem aconteça”, frisou.

    Veja mais fotos do Projeto acessando a galeria de fotos.

CIPAVE