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Recreio Especial incentiva estudantes a se unirem contra a violência

Colégio de Glorinha celebra placar a cada 30 dias ininterruptos sem nenhum registro de desentendimento entre os estudantes

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Ação de combate à violência realizou confraternização dos estudantes na hora do intervalo - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A hora do intervalo no Colégio Estadual Deoclécio Ferrugem do município de Glorinha foi diferente nesta quarta-feira (30). A atividade que integra o Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) se chama “Recreio Especial”. A ação é a seguinte: uma placa fica contando cada dia sem registro de desentendimentos ou depredações dentro da escola. Se este número chegar a 30 de forma ininterrupta ocorre o Recreio Especial. 

A iniciativa que visa estimular o convívio sadio entre os alunos e o ensinamento de valores como o respeito e a fraternidade premia os estudantes com um intervalo estendido de duas horas. Na ocasião, a instituição de ensino que tem 400 alunos ofereceu brincadeiras como a cama elástica, a mesa de ping pong, o Slackline, jogos de vôlei e futebol, além de oficinas de leitura, maquiagem artística, teatro e salão de beleza. Foram servidos também sanduíches naturais, suco de limão, algodão doce, salada de frutas e pipoca.

De acordo com a coordenadora Estadual da Cipave, Luciane Manfro, a ação do Recreio Especial é um estímulo de regras de boa convivência que gradualmente vão sendo incorporados pelos alunos. “Esta é uma grande ação preventiva de estímulo que desafia os estudantes a seguirem um comportamento harmonioso. Os profissionais da escola estão de parabéns pela iniciativa que contribui para a manutenção de um ambiente de educação saudável” destaca.

Segundo a diretora do Colégio Deoclécio Ferrugem, Nara Elis de Melo, a ideia do projeto é mostrar e ensinar aos alunos os benefícios que podem ser conseguidos por meio de uma convivência respeitosa. “Esta recompensa que eles recebem por serem mais respeitosos uns com os outros serve como um incentivo. Na verdade, um é o exemplo do outro. Quando um ajuda a limpar o pátio ou plantar na horta, o outro também sente vontade de contribuir e nós conseguimos construir esta ideia neles”, explica.

A  orientadora e presidente da Cipave na instituição de ensino, Cláudia Yoshida, revela que trouxe este projeto da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Antônio Sampaio de Alvorada. “Quando eu cheguei em Glorinha eu havia saído de lá e esta foi uma ideia que auxiliou muito a tratar as questões de violência naquela escola. Ela está numa área de vulnerabilidade social e o Recreio Especial trouxe muitos benefícios. Felizmente foi implantado com sucesso também por aqui”, conta.

Visão dos estudantes

Júlia Tatiane Muller de 14 anos e aluna do 9° do Ensino Fundamental afirma que os professores estão sempre criando ideias criativas para unir os alunos em atividades benéficas. “Nós começamos a nos respeitar mais depois que o projeto iniciou na nossa escola. Como sabemos que nos respeitando e convivendo bem nós vamos ter momento legais como esse, então pensamos duas vezes antes de fazer atos desnecessários de desentendimentos. Cada uma fazendo a sua parte tudo muda”, salienta.

Bruno Rafael Silveira de 14 anos e também estudante do 9° ano de Ensino Fundamental conta que se mudou para Gravataí recentemente e trocou de escola. Insatisfeito com a situação, pediu para sua mãe para ser matriculado na Deoclécio Ferrugem novamente. “ Aqui é muito bom. Nossos professores nos dão oportunidade de conversar com eles. Nos oferecem coisas boas se agirmos corretamente. Eu não troco a minha escola por nada”, diz.

Projeto Deixe sua Marca

Outro projeto interessante do local é o “Deixe sua Marca”. Como forma de embelezar o Colégio e fazer com que os estudantes do 3° ano do Ensino Médio deixem uma lembrança pela escola que passaram, a proposta é que a turma que está se formando faça pinturas em painéis e muros no pátio da escola que ficarão como legado de sua passagem.

A professora Viviane Gil diz que esta ação também é uma forma de identificação dos alunos com o lugar. “Estas pinturas, além de serem expressões artísticas belíssimas, são uma demonstração do elo que eles manterão para sempre pela instituição de ensino que passaram na sua trajetória escolar”, conta.

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